Tarefas 1º Ciclo

Tarefa n.º1

Reflexão da tarefa: “Vamos distribuir”

A tarefa “Vamos distribuir…” foi aplicada às 2 turmas do 3º ano da nossa escola numa aula de Matemática de aproximadamente 60 minutos.

Esta tarefa foi estruturada de forma a ser uma actividade de desenvolvimento de competências de resolução de uma situação problemática, de raciocínio e de comunicação.

Objectivos:

  • Consolidar a tabuada do 6;
  • Resolver um problema tirando partido da relação entre a divisão e as outras operações;
  • Identificar o objectivo e a informação relevante para a resolução do problema;
  • Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados;
  • Representar ideias matemáticas de diversas formas;
  • Discutir resultados, processos e ideias matemáticas.

Fases da Aula:

1ª Formação dos pares, distribuição do MAB e da tarefa;

2ª Explicitação da actividade;

3ª Resolução da tarefa pelos pares

4ª Partilha e discussão de estratégias utilizadas pelos grupos.

Avaliação da Aula:

Os alunos já habituados a trabalhar a pares, rapidamente iniciaram a exploração da situação, apesar de terem à sua disposição o MAB, optaram pelas representações gráficas, embora e por incentivo dos professores os grupos com mais dificuldades o tenham usado.

Os alunos conhecem o sinal da divisão e rapidamente perceberam que se tratava desta operação, mas como ainda não aprenderam este algoritmo, procederam à sua resolução com diferentes estratégias: multiplicação, adições e subtracções sucessivas.

Os alunos demonstraram interesse e realizaram, na maioria, a actividade com facilidade. Partilharam o raciocínio e estratégias com os restantes colegas da turma.



TAREFA Nº2-SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

REFLEXÃO SOBRE A “Tarefa n.º2″ – Sólidos geométricos

A tarefa foi aplicada a uma turma do 3º ano da EB1/JI Vasco Martins Rebolo, numa aula de Matemática de aproximadamente 60 minutos.

Esta tarefa foi estruturada de forma a ser uma actividade de desenvolvimento de competências de classificação, transformação e descrição do paralelepípedo.

Objectivos:

  • Compreender e descrever propriedades de sólidos geométricos e classificá-los;
  • Investigar planificações do paralelepípedo;
  • Identificar polígonos nos sólidos geométricos;
  • Discutir resultados, processos e ideias matemáticas.

Fases da Aula:

1.ª Explicitação da actividade e distribuição do material de trabalho pelos grupos;

2.ª Os alunos iniciam a colagem, do material distribuído, no pacote de leite escolar;

3.ª Após o preenchimento do exercício 3, as respostas são confrontadas e discutidas, em grande grupo;

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s