Tarefa n.º1
Reflexão da tarefa: “Vamos distribuir”
A tarefa “Vamos distribuir…” foi aplicada às 2 turmas do 3º ano da nossa escola numa aula de Matemática de aproximadamente 60 minutos.
Esta tarefa foi estruturada de forma a ser uma actividade de desenvolvimento de competências de resolução de uma situação problemática, de raciocínio e de comunicação.
Objectivos:
- Consolidar a tabuada do 6;
- Resolver um problema tirando partido da relação entre a divisão e as outras operações;
- Identificar o objectivo e a informação relevante para a resolução do problema;
- Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados;
- Representar ideias matemáticas de diversas formas;
- Discutir resultados, processos e ideias matemáticas.
Fases da Aula:
1ª Formação dos pares, distribuição do MAB e da tarefa;
2ª Explicitação da actividade;
3ª Resolução da tarefa pelos pares
4ª Partilha e discussão de estratégias utilizadas pelos grupos.
Avaliação da Aula:
Os alunos já habituados a trabalhar a pares, rapidamente iniciaram a exploração da situação, apesar de terem à sua disposição o MAB, optaram pelas representações gráficas, embora e por incentivo dos professores os grupos com mais dificuldades o tenham usado.
Os alunos conhecem o sinal da divisão e rapidamente perceberam que se tratava desta operação, mas como ainda não aprenderam este algoritmo, procederam à sua resolução com diferentes estratégias: multiplicação, adições e subtracções sucessivas.
Os alunos demonstraram interesse e realizaram, na maioria, a actividade com facilidade. Partilharam o raciocínio e estratégias com os restantes colegas da turma.
TAREFA Nº2-SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
REFLEXÃO SOBRE A “Tarefa n.º2” – Sólidos geométricos
A tarefa foi aplicada a uma turma do 3º ano da EB1/JI Vasco Martins Rebolo, numa aula de Matemática de aproximadamente 60 minutos.
Esta tarefa foi estruturada de forma a ser uma actividade de desenvolvimento de competências de classificação, transformação e descrição do paralelepípedo.
Objectivos:
- Compreender e descrever propriedades de sólidos geométricos e classificá-los;
- Investigar planificações do paralelepípedo;
- Identificar polígonos nos sólidos geométricos;
- Discutir resultados, processos e ideias matemáticas.
Fases da Aula:
1.ª Explicitação da actividade e distribuição do material de trabalho pelos grupos;
2.ª Os alunos iniciam a colagem, do material distribuído, no pacote de leite escolar;
3.ª Após o preenchimento do exercício 3, as respostas são confrontadas e discutidas, em grande grupo;